Os riscos ocultos de segurança de dados no trabalho híbrido
A distância física hoje não é um obstáculo para a produtividade empresarial, mas qual é o impacto do trabalho híbrido na segurança de dados do seu negócio?
Com o time de tecnologia longe dos colaboradores remotos, alguns riscos ocultos expõem sistemas de gestão e informações sensíveis que podem prejudicar a viabilidade e crescimento de uma empresa emergente.
Quer conhecer mais sobre esses perigos e lidar com eles para blindar seus ativos digitais? Acompanhe nosso artigo especial sobre o assunto!
.
Quais os riscos ocultos no trabalho híbrido
Embora existam hoje sistemas seguros para acesso remoto a dados empresariais, o trabalho híbrido sempre será um desafio de segurança para a TI. A distância física e o acesso externo exigem mais controle, monitoramento e investimento em boas soluções para garantir todos os benefícios do home office.
Mas quais são esses riscos ocultos? Veja as situações mais comuns no trabalho híbrido que geram brechas de segurança para uma empresa.
Wifi não gerenciada
A grande maioria do trabalho híbrido é feita em home office, utilizando uma rede wi-fi caseira. Esse tipo de conexão, além de não ser diretamente gerenciada pela TI, possui mais brechas para invasões, como roteadores vulneráveis e uso de senhas fracas de acesso.
Interação com aplicações não monitoradas
À distância, é difícil monitorar quais aplicações estão sendo instaladas e utilizadas em algumas situações de trabalho remoto.
Mesmo que haja controle constante da utilização do sistema, a interação com programas e sites não autorizados pela TI leva a caminhos de invasão — principalmente quando algum malware é executado no mesmo computador utilizado para o trabalho.
Falta de controle direto
A tecnologia vem evoluindo com soluções mais robustas e complexas que ajudam no monitoramento da produtividade remota. Mas é preciso entender que o controle nunca é o mesmo que em uma gestão tecnológica on-premises. Por exemplo, o fato de todos os colaboradores estarem no mesmo IP facilita muito a identificação de acesso não autorizado.
No trabalho híbrido, o controle precisa ser ainda maior e detalhado, evitando que uma tentativa bem sucedida de engenharia social prejudique a empresa.
Segurança física
Os riscos que um sistema de dados corre com trabalho híbrido não são apenas cibernéticos. O modelo exige que colaboradores transportem com frequência o notebook ou dispositivo de acesso, além de os guardarem em casa.
Por mais cuidado que tomem, uma residência quase nunca conta com medidas de proteção como vigilância 24 horas e alarmes. E, em trânsito, a mochila está sempre vulnerável a furtos e roubos. Ter um equipamento caindo em mãos erradas pode ser um risco sério de segurança.
Como diminuir esses riscos
Mitigar os riscos relacionados a trabalho remoto depende de duas frentes: o investimento na tecnologia certa e a capacitação humana.
No lado do investimento, é preciso contar com soluções tanto de software quanto hardware que sejam especializadas para uso corporativo e adequados ao modelo híbrido de trabalho, como:
- em software: sistemas de gestão integrados (ERP), cloud computing, monitoramento de acesso e registro de uso de dados, ferramentas de backup, entre outros;
- em hardware: notebooks corporativos, construídos para aumentar a segurança lógica e física, assim como roteadores e outros intermediários que ofereçam funcionalidades mais robustas de proteção.
Pelo lado da capacitação dos colaboradores, o maior foco deve ser nas boas práticas de uso seguro do equipamento e conhecimento de práticas de prevenção contra engenharia social.
De nada adianta o sistema e os computadores mais seguros do mundo se o usuário não está preparado para lidar com armadilhas que levam ao acesso indevido ao sistema.
Como melhorar sua segurança no trabalho híbrido
Se você busca uma melhor segurança de dados para utilizar esse ativo como motor de crescimento da empresa, é importante contar com as parcerias certas.
O sucesso do trabalho híbrido depende muito do tipo de equipamento que você disponibiliza para os colaboradores remotos. Investir no aluguel de notebook corporativo e gerenciado não é apenas uma boa solução de OPEX, mas uma garantia TI simplificada, escalável e, principalmente, protegida.
Quer saber mais sobre esse tipo de serviço e seus benefícios? Conheça a Plugify, somos especialista em locação de notebook e outros equipamentos de TI para a sua empresa!