O downtime pode ser um pesadelo para empresas de todos os tamanhos, resultando em perdas financeiras significativas e impactos negativos na produtividade. Quando sistemas essenciais falham ou processos de negócios são interrompidos, as operações podem ficar paralisadas, clientes podem ser perdidos e a reputação da empresa pode ser abalada. Neste artigo, exploraremos estratégias para evitar perdas decorrentes do downtime, como medidas preventivas. Confira!
Downtime é um termo utilizado na área de tecnologia da informação para descrever o período em que um sistema, serviço, aplicativo ou dispositivo está inoperante ou indisponível. Diferentemente do tempo de atividade, no Downtime as operações são interrompidas, o sistema não está operacional e não pode ser acessado ou utilizado pelos usuários.
O downtime pode ocorrer por diferentes motivos, tais como falhas técnicas, manutenção programada, atualizações de software, problemas de rede, falta de energia elétrica, ataques cibernéticos, entre outros. Independentemente da causa, o resultado é a interrupção temporária dos serviços ou da funcionalidade do sistema.
Dependendo da natureza do negócio, cada minuto de tempo de inatividade pode ter um alto custo. Portanto, investir em estratégias para minimizar esses danos é essencial, bem como backups, realizar manutenções preventivas, investir em segurança cibernética e ter planos de recuperação de desastres adequados para lidar com interrupções e retornar a operação o mais rápido possível.
Falha em hardware ou software | Imagem: Shutterstock |
Uma das principais causas de downtime é a falha de hardware, ou seja, o mau funcionamento, defeito ou quebra e componentes físicos em um dispositivo ou sistema, como superaquecimento. Quando ocorre uma falha de hardware em um servidor, roteador, disco rígido ou outro equipamento crítico, os sistemas e processos dependentes desse hardware podem ser interrompidos, resultando em tempo de inatividade.
Outra causa frequente são os problemas de software e aplicativos. Estes podem ocorrer devido a incompatibilidades entre diferentes sistemas, erros de codificação, atualizações mal-sucedidas ou até mesmo ataques cibernéticos, como ransomware*. Quando um aplicativo ou sistema falha, seja um sistema interno, um software de terceiros ou uma plataforma em nuvem, os usuários podem ser impedidos de acessar dados, realizar transações ou executar tarefas essenciais, resultando em tempo de inatividade significativo.
*Ransomware é um tipo de malware (software malicioso) que tem como objetivo bloquear o acesso a arquivos ou sistemas de computadores até que um resgate seja pago pelos proprietários dos dados.
Independentemente do tamanho ou setor da empresa, o downtime pode ter um impacto significativo nos negócios:
Imagem: Shutterstock |
O primeiro passo é realizar manutenções regulares em seus equipamentos, sistemas e infraestrutura para identificar e corrigir problemas antes que eles se tornem falhas mais críticas. Isso inclui a atualização recorrente de softwares, verificações de segurança, substituição de componentes danificados ou desgastados e monitoramento proativo de desempenho.
Proteger o seu sistema contra ataques cibernéticos é essencial. Implemente seguranças como antivírus, criptografia e autenticação de dois fatores. Manter os softwares atualizados e realizar treinamentos de segurança da informação entre seus funcionários é essencial para reduzir os riscos de violações.
Crie backups de todos os dados e mantenha-os em locais seguros, monitore e acompanhe o desempenho dos seus sistemas em tempo real. Além disso, analise o histórico de downtime para identificar tendências e padrões que possam ajudar a prevenir problemas futuros.
Imagem: Shutterstock |
Alugar pode ser a saída para este e muitos outros problemas! Na Plugify, a manutenção e suporte técnico estão inclusos no contrato, então caso ocorra algum problema com o equipamento, o reparo ou reposição será de nossa responsabilidade.
Isso contribui principalmente em um melhor controle financeiro e a ter uma visão mais clara sobre os custos operacionais destas máquinas. Com o aluguel, você também tem acesso às máquinas mais recentes e tecnológicas do mercado, que atenderão a todas as suas necessidades com um custo muito abaixo do valor de compra.
Somos especialistas em outsourcing de TI para a sua empresa. Realizamos o atendimento via Help Desk em até 2 horas e caso seja constatado que realmente existe um problema de hardware, embarcamos uma máquina de reposição em até 24 horas, reduzindo o tempo de inatividade e todos os prejuízos ocasionados pelo downtime