Como usar de maneira positiva o ChatGPT no trabalho?
O ChatGPT pode se tornar uma ótima ferramenta de trabalho se usada do jeito certo.
Veja como incorporar a tecnologia na sua rotina!
O ChatGPT é a culminação de uma tecnologia em desenvolvimento há algum tempo, mas que recentemente se popularizou por alcançar um nível de complexidade de respostas capaz de ajudar de fato na rotina de pessoas e empresas. Você quer utilizar ChatGPT no trabalho com produtividade e confiabilidade nos resultados?
Neste artigo, veja dicas importantes para incorporar a ferramenta na sua rotina de maneira positiva e que impacte na eficiência geral do negócio. Acompanhe.
Entenda o que é ChatGPT e o que ele não é.
Antes de qualquer coisa, é importante definir o que o ChatGPT realmente é, algo que tem se mostrado difícil no meio de tanta discussão pouco informada sobre o tema.
Ao contrário do que dizem os canais e veículos mais sensacionalistas, o ChatGPT não é uma Inteligência Artificial autônoma e autoconsciente. É um modelo de linguagem que utiliza Machine Learning para processar um pedido (prompt), analisar dados e oferecer uma interação conversacional que responda de maneira satisfatória à necessidade do usuário.
A diferença em buscar algo no Google e no ChatGPT é que, nesta nova tecnologia, a IA faz o trabalho de investigação por você e compila os resultados de maneira natural, estruturada e pronta para uso.
Ou seja, o ChatGPT não é tão simples como os chatbots mais populares no mercado, mas também não tão complexo quanto o potencial de IAs para o futuro. É algo entre as duas pontas.
Tenha um objetivo de uso
Abrir o ChatGPT e começar a fazer todo tipo de pergunta é a primeira coisa que fazemos quando conhecemos a ferramenta. Mas, se você quer usá-la no trabalho, não dá para perder tempo até descobrir o que precisa.
Foque no que você acha que pode tirar de resultado produtivo do ChatGPT e torne este o seu objetivo. Algumas opções são:
- buscar respostas rápidas para dúvidas de trabalho;
- planejamento de apresentações;
- análise de dados;
- estruturação de relatórios
- investigação de caminhos e planos, entre outros.
O ideal é ter o ChatGPT como uma ferramenta que vai agilizar o seu trabalho. Evite se apoiar nele para entregar um produto final, como conteúdo de relacionamento ou estratégia de negócio.
Faça as perguntas certas
O prompt, como ficou conhecido, é a pergunta ou afirmação que você insere no sistema para iniciar uma conversa com o ChatGPT. A forma como você se expressa ou aborda o assunto pode mudar bastante a resposta gerada.
Portanto, treine na própria ferramenta como perguntar com clareza para receber informações relevantes ao seu trabalho de acordo com seu objetivo traçado.
Uma boa ideia é usar variações da mesma pergunta e copiar os resultados diferentes para selecionar o mais útil. Você pode até comparar com outras IAs que fazem o mesmo processo, como o Bard do Google que está entrando no mercado.
Além disso, o ChatGPT permite que você continue uma conversa, pedindo para que ele ajuste ou reformule os dados que foram solicitados. Nunca se contente com a primeira resposta.
Tenha em mente os cuidados necessários ao utilizar o ChatGPT
Por fim, queremos deixar uma reflexão que nos leva ao primeiro item desta lista. Como o ChatGPT é uma ferramenta conversacional, você não pode cair na armadilha de confiar 100% nas informações apresentadas por ele. Sempre verifique manualmente os dados apresentados, conceitos e definições para garantir que não há erros de interpretação.
Além disso, evite produção de resultado final, como conteúdos escritos, roteiros de vídeos e campanhas de Marketing. Como o chatbot usa a internet como fonte, é possível que alguns desses elementos sejam identificados como plágio ou não apresentem informações realmente úteis para seu público.
Como startup de tecnologia, nós da Plugify somos favoráveis ao uso de ferramentas como o ChatGPT, desde que como apoio ao trabalho, economizando tempo e aumentando a produtividade. Utilizar a tecnologia de maneira positiva é a fórmula para o sucesso operacional e de imagem no mercado.
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